
Existe um lugar, um lugarzinho escondido por dentre as montanhas e árvores. Um lugar distante, um lugar que ainda se mantêm protegido do mundo real, e do virtual. Lá as coisas são todas "a moda antiga" e os valores e princípios são levados a sério. Lá é um lugar onde o tempo não passa. Peter Pan trocaria a Terra do Nunca para viver por lá. Lá eu escuto aquele sotaque gostoso de interior, sinto o cheiro de terra e posso ver o céu todinho estrelado, sem nenhuma nuvem no céu.
Lá existe uma praça e existe um orelhão. Celular e computador é coisa de novela. Lá tem fila para usar o orelhão, as pessoas valorizam o contato pessoalmente e te fazem visitas. Isso mesmo, lá as pessoas batem na sua porta 15h de uma segunda para te visitar, saber como você está e das novidades. As meninas e os meninos namoram na praça, ganham bombons e troca de olhares escondidos. Moças de família abaixam o olhar e dão aquele sorrisinho de canto. Lá não é novela dos anos 50 que passa na Globo, é de verdade. Lá é um lugar que escondido, traz a simplicidade de permanecer do jeito que nossos avós conheceram.
Lá você também aprende o valor do trabalho, 6h da manhã já é dia. 10h já está na hora de fazer almoço e acabou a novela das 21h ninguém mais aparece na rua. As pessoas pegam no pesado, vão para a lavoura e é notório os calos em suas mãos. Lá a essência prevalece, a simplicidade e a leveza também. Paz de espírito, sabe?
Esse lugar me ensina a reclamar menos da vida. A entender que essas frescurites que nós temos, esses probleminhas que julgamos ter e na verdade é bobagem. Me sinto mais desapegada as coisas banais da vida. Acho que porque levo um tapa na cara da realidade. Gente que acorda 5h da manhã para trabalhar na lavoura de café. E eu reclamando de acordar 12h. Pois é! Esse lugar um dia eu chamei de casa e lá eu continuo com 2 anos de idade. Esse lugar é meio mágico. Como se fosse existisse dentro de uma bolha. Espero que ele continue assim - mesmo sabendo que o dia a tecnologia atingir essa bolha, acabou tudo. - porque é o único lugar que eu conheço, que me traz raízes, me traz valores. E mesmo saindo de lá muito nova, tudo isso ainda é presente em mim e marcado na minha memória.
Tenho orgulho e amor por esse lugarzinho, sei que posso conhecer milhares de países, morar em lugares lindos e luxuosos, mas a minha essência é esse lugar, é minha terrinha e de lá eu não abro mão. Até logo, Terrinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário