Páginas

domingo, 6 de abril de 2014

Sabe por que eu ainda espero?


"Sabe por que eu ainda estou sentado nesse banco esperando?" E com essa frase termina o filme que eu, nesse sábado a noite fui assistir. Minha professora de Estrutura de Roteiros nos disse em uma aula que as pessoas vão para o cinema pré dispostas a assistir o filme, para aliviar as pressões e tensões do dia a dia, que vão por que se projetam nos personagens e em seus finais felizes. Concordo. Concordo tanto que foi isso que fui fazer hoje. Eu no auge do meu inferno astral, depois de uma semana cansativa de provas e pouco sono, muitos dilemas pessoais e familiares, tudo que eu queria era um bom filme que me fizesse aliviar a esquecer tudo. Deu certo, até certo ponto. Não sei com vocês, mas quando eu saio de um filme eu esqueço as questões que me preocupavam antes e saio com novas questões, como por exemplo, essa frase do final do filme. O que nós estamos esperando? Por que estamos aqui? Talvez o grande x da questão é que cada dia que acordamos, enfrentamos o dia, os problema, o trabalho cansativo, o trânsito e a faculdade esperando que em algum momento desse dia, que é mais um em meio a rotina que criamos, em algum momento dele algo nos surpreenda, o acaso nos encontre.. E sua vida mude. 

Na verdade acho que passamos a vida inteira esperando por algo que no fundo não sabemos o que.

Podemos procurar um amor, mas nunca vamos achar um amor como procuramos. O mesmo com um emprego, ou com um amigo, ou com uma casa nova, um barzinho novo, qualquer coisa. Por mais que procuramos algo de uma forma, sempre esperamos que o acaso nos surpreenda. Que o destino crie um roteiro melhor que sua mente cansada pode criar. Que só para variar a realidade seja melhor que os filmes, que talvez o final feliz possa realmente acontecer de verdade. Ai eu me perguntei, por que você está sentada nesse banco esperando? O que eu estou esperando?

Esperando acabar a faculdade? Esperando um emprego melhor? Esperando uma casa com um aluguel bacana? Esperando fazer as pazes com meu pai? Esperando alguém que seja bacana dividir uma vida? Esperando os 18 anos? Esperando cada dia, esperando uma surpresa, esperando que mesmo que nada seja como planejamos que pelo menos seja intenso e real.

Talvez eu espere demais da vida, das pessoas, ou acredite até demais no mundo. Como já me disseram uma vez, Hollywood não faz ideia do mal que faz as pessoas com esses conceitos bestas de amores eternos. Mas na verdade eles não ligam, no mundo capitalista a vendagem que importa. E eu comprei. Comprei a passagem para os contos de fadas da Disney, para os romances que leio, para os filmes que vejo. Comprei a passagem para neverland com toda coragem, implorando para a vida que já que tenho que esperar, que pelo menos eu espere em um lugar onde o tempo não passe. Não quero esperar pelo amanhã, quero ser surpreendida hoje. É pedir muito? Não importa. Mas acho que descobri porque eu ainda estou aqui sentada nesse banco de praça às 2h18 da madrugada esperando.

Esperar vale a pena. Pelo menos foi isso que Hollywood me vendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário