Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

(Pré)Ocupação



Presente. Momento atual. Vivência atuante, instante que no segundo seguinte já virou passado. Uma complexidade temporal no meio de pensamentos e devaneios entre passado e presente. Tentativa incansável de ser presença no momento presente. Viver o instante atual. Agora. Por que nesse instante, o que era agora já não é mais, virou passado. 

Se preocupar, com o que fez, com o que deixou de fazer, com o que deseja fazer. São "que's" de um momento não atual, que não estamos nesse momento. Então, como resolver a equação? O sentimento de que nossa vida está fora de nosso controle, quando é justamente aí, quando mais temos o controle dela. 

O que fizemos, está feito. É passado. A dor, mágoa, problemas, danos, vergonha, o que quer que seja, não te pertence nesse tempo atual. Faz parte de uma versão sua de antes. De um ontem. De um passado que passou e que deve ensinar algo para essa sua versão presente. Ensinar, apenas isso. Qual ensinamento? Cabe a você decidir. Você pode escolhe aprender a perdoar ou pode aprender a se desculpar, afinal, o que passou, passou e o que quer que seja, está no passado, não faz mais parte de você. Você pode escolher aprender a usar o tempo presente para resolver agora o que precisa ser resolvido, palavras não ditas, situações mal resolvidas. Tudo agora, sem deixar para depois, sem esperar melhores circunstâncias, sem enrolar ou fazer pela metade. Você pode aprender a se preocupar, esperar, deixar pro futuro, ou remoer o passado. Eu espero que você não escolha a última opção. 

O que você deixou de fazer, não estava no seu destino, não era para você. Tudo que é seu, encontrará uma maneira para chegar até você. Não viva no "e se", ou num tempo hipotético que nem vivido foi, nem será. Presente. Presença. Tempo atual. É tudo que você tem. Suas escolhas foram feitas com tudo que você tinha naquele momento, com a sua melhor versão e acredite, isso é mais do que o suficiente. Seu propósito é 100% ligado a essa versão e a cada passo que ela dá, no presente. 

O que você deseja fazer.. Ah, o futuro! Parece tão perfeito quando fechamos os olhos e imaginamos o mundo ideal. O cenário de conto de fadas que nos permite ter esperança, continuar em frente, aguentar nossos dias monótonos e tediosos. Sempre na esperança do dia, ah, daquele belo dia, que o futuro chegará e então, tudo aquilo vai ter valido a pena, finalmente as coisas vão fazer sentido e você vai poder sentir que consegue respirar, talvez pela primeira vez de verdade em toda sua vida. 

É isso, né? Eu sei, eu entendo o que você sente. 

É por conta desse sentimento que passamos a vida seguindo regras ou expectativas de outras pessoas, que priorizamos segurança ante dos nossos sonhos e da nossa liberdade. A esperança é nosso maior bem e nosso maior mal. É por ela que vemos a vida passar, que nos condenamos e esperamos pelo futuro ideal que nunca chega, é por ela que esperamos momento perfeito, fantasiamos situações, um futuro ilusório. 

Tudo isso se torna uma grande ilusão a partir do momento que esquecemos que ao esperarmos por esse futuro que nunca chega, perdemos o hoje e o agora e cada segundo que passa e passou, o tempo vai passando e passou e não vi, não vemos. A vida corre diante dos nossos olhos, cada vez mais rápido. De repente acabou a semana, o mês passou voando, já é dezembro. E o que fizemos? E os nossos sonhos? E esse tão sonhado futuro? Continua no futuro. Sempre lá, distante, ideal, ilusório, fazendo com que insistamos, persistamos, continuemos. Calados, obedientes, seguros em nossas bolhas, seguindo as expectativas impostas em nossa vida. Mas.. Quem impôs? A quem obedecemos? Somos adultos, ora bolas! Deveríamos saber o que fazer, ou minimamente sermos donos disso que chamamos de nariz.

Hoje, só para variar, eu cansei que pensar em planos em 5 ou 10 anos, ou em que eu quero ser no futuro ou quando crescer. Cansei em planos para aposentadoria, segurança fajuta, ou plano de carreira. Eu quero saber do que eu posso fazer hoje para ficar mais perto do meu sonho de ver o pôr do sol no Caribe, viver de palavras e correr no campo mais verde que eu encontrar. O que eu posso fazer para ser livre de mim mesma, das minhas próprias amarras, expectativas e crenças. O que posso fazer hoje para ser uma criança solta e só viver o agora, lidando com meus problemas e expectativas possíveis em 24h. O amanhã, se vier, é um mistério, que não me cabe pensar ainda, afinal, eu ainda não cheguei lá. Um dia de cada vez. Um amanhã de cada vez. 

O que a vida tem a me oferecer de cru e belo eu quero descobrir, eu quero viver, quero sentir na pele, ajudar, ver o mundo. Seja por hoje, por uma semana, um ano, ou pelo tempo que eu viver. O destino é quem sabe. 

O que eu sei? É que não cabe a mim, me pré-ocupar com complexidades temporais.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário